A Disfunção temporo mandibular é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Os dentes inferiores quando em contato com os dentes superiores formam a oclusão dental, responsável pela estabilidade da ATM. A oclusão inadequada (má oclusão) é, na maioria dos casos, a responsável direta pela disfunção DTM.

Inúmeras pessoas no mundo tem sintomatologia da Disfunção DTM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticados e tratados de maneira correta. A Disfunção de ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

A Faciallis é altamente especializada no atendimento a pacientes com DTM e dor orofacial (DOF), doença que acomete os músculos e a articulação que realizam os movimentos da boca.

Além do tratamento especifico, com técnicas não invasivas, também indicamos o uso de técnicas coadjuvantes no relaxamento muscular, na diminuição da ansiedade, no controle da dor, exercícios fisioterápicos específicos, respiração e atuação na área emocional com psicoterapia.

Por meio de um atendimento multidisciplinar proporcionará ao paciente um tratamento eficaz, seguro e não invasivo no controle da dor para o seu tratamento da disfunção ATM.

 

Alguns dos sintomas mais comuns de Disfunção ATM são:

- Dores de cabeça (parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
- Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
- Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
- Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
- Flacidez dos músculos da mandíbula;
- Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Acompanhe os Vídeos sobre ATM

Precisa de ajuda? Fale conosco