Limpeza Bucal

 Limpeza periódica é importante para manter a saúde da boca, além de eliminar manchas, remover tártaro, placa bacteriana e identificar cáries, infiltrações e outros problemas precocemente.

Isso permite que o dentista realize tratamentos mais simples, evitando intervenções extensas ou invasivas. Também garante que os problemas serão tratados antes de causarem grandes perdas para a saúde bucal, que poderiam implicar em complicações severas, como infecções e até mesmo o câncer de boca.

O paciente que faz uma limpeza dentária e bucal regularmente corre menos riscos de desenvolver problemas como cárie, gengivite, periodontite e formação de tártaro. Isso porque se elimina o acúmulo de resíduos que a escovação diária não extrai. Com eles, eliminamos também as bactérias nocivas.

Dicas de Higiêne bucal

 - Sempre escovar os dentes após as refeições diárias. A escovação deve ser feita de forma correta (caso não saiba como fazer, buscar ajuda de um dentista). 

- A escovação deve ser feita com movimentos circulares ou no sentido gengiva dente. 

- A língua também deve ser escovada, pois acumula restos de alimentos. 

- Usar fio dental após as refeições. De preferência, este processo deve ocorrer antes da escovação.

- Trocar as escovas de dente a cada 3 ou 4 meses. Com o tempo, a cerdas das escovas sofrem um desgaste, o que prejudica o processo de escovação.

- A escova deve ser, de preferência, macia e de cabeça pequena. Com estas características é possível fazer uma escovação mais adequada.

- Ao sair de casa carregar sempre uma escova e pasta dental. Ao se alimentar fora das refeições ou beber algo (suco, refrigerante, vitamina) procurar escovar os dentes. 

- Evitar comer em excesso alimentos com grande quantidade de açúcar (balas, doces, bolos, biscoitos). Estes alimentos, além dos refrigerantes açucarados, podem provocar cáries nos dentes.

- O consumo exagerado de café e alguns tipos de chás podem deixar os dentes amarelados. Procure evitar estes produtos. 

- O cigarro, além de escurecer os dentes e deixar um hálito desagradável, é um dos causadores do câncer de boca. Procure largar este vício para ter uma melhor saúde bucal.

- Ingerir bastante água durante o dia. Este processo ajuda na limpeza bucal, pois estimula a manutenção do fluxo salivar.

- Ir ao dentista a cada seis meses para verificar como anda a saúde bucal. Se tiver alguma dor de dente ou alguma alteração na gengiva ou outra parte da boca, procure um dentista imediatamente.